Últimas Notícias e Tendências | in-cosmetics Connect https://connect.in-cosmetics.com The in-cosmetics Group is the meeting point and learning hub for the personal care development community worldwide Wed, 05 Feb 2025 14:51:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://connect.in-cosmetics.com/wp-content/uploads/2020/05/cropped-INCOS-Group_60x60_Logo-32x32.png Últimas Notícias e Tendências | in-cosmetics Connect https://connect.in-cosmetics.com 32 32 120263668 O que há de novo em cuidados com os pés? https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/tendencias-de-mercado/o-que-ha-de-novo-em-cuidados-com-os-pes/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/tendencias-de-mercado/o-que-ha-de-novo-em-cuidados-com-os-pes/#respond Wed, 05 Feb 2025 14:51:59 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=22861 Bem-vindo a 2025! Inspirei-me para escrever esta coluna durante as minhas férias na Gold Coast na Austrália, durante uma viagem de metrô, onde surfistas e fãs desta disciplina começam e terminam o dia com os pés expostos a diferentes superfícies e agressões como os materiais dos transportes públicos, mudanças extremas de temperatura, contato com superfícies […]

The post O que há de novo em cuidados com os pés? first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Bem-vindo a 2025! Inspirei-me para escrever esta coluna durante as minhas férias na Gold Coast na Austrália, durante uma viagem de metrô, onde surfistas e fãs desta disciplina começam e terminam o dia com os pés expostos a diferentes superfícies e agressões como os materiais dos transportes públicos, mudanças extremas de temperatura, contato com superfícies áridas, exposição ao sol, água do mar, entre outros.

 

Penso que os nossos pés são uma parte importante do nosso bem-estar e é aí que devem começar as nossas rotinas de cuidados e cosmética. Os pés concentram nossos principais pontos de energia do corpo. Eles sustentam nosso peso, nos carregam para todos os lugares. Com eles aprendemos a caminhar, correr, dançar e nos divertir! Eles são a nossa conexão musical com a terra! Por isso, merecem o melhor tratamento cosmético.

 

Segundo o portal Fortune Business Insights, o mercado global de foot care teve um valor próximo de US$ 3,84 bilhões em 2024, e tem projeção de USD 4,05 bilhões em 2025 e USD 6,25 bilhões até 2032, com um CAGR de 6,41% nesse período.  A seguir veremos as tendências mais representativas para 2025:

 

  • FFF Effect: From face to feet – Este é um dos conceitos mais interessantes que veremos em 2025 nesta categoria. A migração da tecnologia facial para o cuidado dos pés já começou e é emocionante ver como as vitaminas, o ácido hialurônico, fillers, lipossomas e os ingredientes do skincare em geral estão começando a ocupar o centro dos novos conceitos.

 

  • Foot skin barrier: A tendência de barreira também atinge esta categoria. “Relief” começa a ser uma claim importante para produtos para os pés e vemos novas publicações científicas sobre como alguns produtos de limpeza podem alterar o microbioma desta área e consequentemente acelerar a desidratação, descamação e sensibilidade. Este ano veremos novas pesquisas muito interessantes sobre como manter a integridade da barreira cutânea nesta área e também um boom no uso de ingredientes ativos como ceramidas, ácido láctico, pantenol, emolientes oclusivos, óleos naturais, probióticos e fermentos. Foot repair is the new black.

 

  • Foot sunscreens: Esses produtos têm dois objetivos, proteção solar e benefícios como resistência à areia, ultra hidratação, redução de vermelhidão, ultra softness, com filme protetor, resistente à água e ao sal e, o mais interessante, com agentes protetores contra desequilíbrio microbiótico para as pessoas. que mantêm seus pés expostos.

 

  • Proteção microbiana: Produtos com proteção antifúngica e antibacteriana estão na moda, vemos ingredientes como zinco, óleo de tea tree, pré e pós-bióticos que ajudam a proteger e reparar a função de barreira.

 

  • Customized foot care: Estamos entrando na era da democratização dos cuidados com os pés por meio de tratamentos mais personalizados, focados em necessidades específicas para benefícios específicos, como ultrahidratação, antienvelhecimento e cuidados com peles sensíveis.

 

  • Produtos para pés diabéticos: Segundo a IDF (Federação Internacional de Diabetes) 10,5% da população adulta (20 a 79 anos) tem diabetes. Este é um segmento populacional que representa uma grande oportunidade de inovação para a indústria cosmética. Esta doença provoca uma diminuição do fluxo sanguíneo para o pé, o que produz muitos problemas a nível dérmico. Estão em alta produtos para a limpeza adequada dos pés, esfoliantes suaves para calosidades e calosidades, cremes hidratantes, máscaras, géis refrescantes e em geral produtos para prevenir descamação, irritações e problemas de pele nos pés.

 

  • Feet masks: O boom das máscaras agora chega aos pés em diversos formatos, estamos vendo inovação em texturas e benefícios, por exemplo, máscaras em formato de meia com diversos benefícios como esfoliante, nutritivo, ultra-hidratante e outros, máscaras para pele rachada, véus de silicone, máscaras de dormir para pés, manteigas, máscaras regeneradoras para calcanhares, bálsamos para calcanhares e dedos dos pés, entre outros.

 

  • Multifunctional: Assim como no skincare vemos a ascensão da tendência da simplicidade e do minimalismo nas rotinas, esta categoria também se enquadra na tendência multifuncional, pois há lançamentos muito interessantes, como máscaras e tratamentos para pés, calcanhares, mãos e cotovelos, todos em um. Também estamos vendo novos conceitos como os desodorantes para o corpo todo, que podem ser aplicados nas axilas, tórax, coxa, região íntima e pés.

 

  • Inclusive pedicure: Agora os novos conceitos de pedicure são universais. Os novos esmaltes, produtos para cutículas, cremes hidratantes e relaxantes, aromas, texturas e acabamentos em desenhos de cores são para todos e este ano vão abranger ideias como nail art, efecto perla, icy nails, milky effect entre outras. A pedicure minimalista também está em alta, com designs simples e conceitos naturais. Vemos também novos equipamentos e métodos que garantem um efeito de polimento mais suave e duradouro. A manutenção saudável é essencial.

 

  • Athleisure beauty: O cuidado com os pés dos atletas é essencial para garantir o máximo desempenho. Portanto, esta tendência é de especialização máxima. Nos atletas, os cuidados com a pele incluem o aspecto dermatológico, que inclui evitar qualquer tipo de alteração nas unhas, aparecimento de calosidades ou hiperceratose, e biomecânica. A podologia cosmética é uma disciplina em desenvolvimento.

 

  • Foot detox: Esses procedimentos ganharam popularidade como via de limpeza para o rejuvenescimento dos pés e têm como objetivo melhorar a circulação, o efeito antioxidante, relaxar, remover toxinas e impurezas e melhorar a saúde da pele. Veremos um boom de materiais como argilas, carvão ativado, bentonitas, sais de epson, óleos essenciais, gengibre, alecrim e açafrão, entre outros. Os adesivos noturnos para remover toxinas e impurezas dos pés também estão na moda. Os escalda-pés iônicos hoje são um conceito interessante por utilizar equipamentos que liberam sistemas iônicos que neutralizam as toxinas da pele. Scrub detox é outro conceito em expansão que utiliza ingredientes como sal marinho, café e derivados cítricos.

 

  • Pampered feet: Na tendência de bem-estar para esta área vemos o conceito de relaxamento como principal impulsionador acompanhado de práticas como meditação, aromaterapia e mindfulness.

 

Feet are the new hands… Assim como as suas mãos mostram beleza e harmonia, os pés são a chave da elegância em cada passo que dá e os cosméticos são os melhores aliados para cuidar deles.

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post O que há de novo em cuidados com os pés? first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/tendencias-de-mercado/o-que-ha-de-novo-em-cuidados-com-os-pes/feed/ 0 22861
Tendências de Beleza para 2025 https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/tendencias-de-mercado/tendencias-de-beleza-para-2025/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/tendencias-de-mercado/tendencias-de-beleza-para-2025/#respond Thu, 05 Dec 2024 20:54:20 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=22656 Os relatórios económicos indicam que o ano de 2025 apresentará perspectivas económicas globais estáveis, mas com taxas de crescimento moderadas. De acordo com as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento global manter-se-á nos 3,2% até ao final de 2024 e aumentará ligeiramente para 3,3% em 2025. No entanto, esta estabilidade poderá ser afetada […]

The post Tendências de Beleza para 2025 first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Os relatórios económicos indicam que o ano de 2025 apresentará perspectivas económicas globais estáveis, mas com taxas de crescimento moderadas. De acordo com as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento global manter-se-á nos 3,2% até ao final de 2024 e aumentará ligeiramente para 3,3% em 2025. No entanto, esta estabilidade poderá ser afetada por vários fatores, como a inflação persistente em alguns países, as tensões comerciais, a fragmentação geoeconómica e a continuidade das guerras na Ucrânia e em Israel. Esses fatores impactarão as tendências em cosméticos até 2025. O mercado global de cosméticos tem um valor projetado de US$ 758 bilhões até 2025 e um CAGR de 4,6% no período de 2025 a 2033. Abaixo, quero compartilhar com vocês alguns dos projeções que considero mais interessantes para o próximo ano.

O consumidor em 2025

As tendências de cosméticos para 2025 estão intimamente relacionadas com tecnologia e inovação. As estratégias baseadas na saúde serão fundamentais, uma vez que os consumidores procurarão produtos que não sejam apenas eficazes, mas que também abordem a saúde mental e emocional. Além disso, espera-se que o consumidor de 2025 esteja mais consciente do impacto ambiental e social das suas decisões de compra.

  • Envelhecimento da população: A proporção de pessoas com mais de 65 anos continuará a aumentar. Por isso, o bem-estar e a saúde continuarão a ser prioridade para as principais inovações da indústria cosmética deste segmento. O consumidor sênior agora é multicanal e protagonista.
  • Inteligência Artificial: A IA continuará a transformar a forma como interagimos com produtos e serviços cosméticos. Em 2025 veremos avanços surpreendentes no desenvolvimento de tecnologias de cuidados com a pele, novas moléculas e novos mecanismos bioquímicos baseados em IA. Também novas ferramentas de diagnóstico de pele baseadas em algoritmos, que levarão à recomendação de produtos e dispositivos, tudo através de IA. As consultoras de beleza virtuais também serão fundamentais em 2025, pois ajudarão os consumidores a encontrar o produto perfeito para eles, sendo um elemento-chave para o posicionamento da marca.
  • Automação Robótica de Processos (RPA): Este é um termo que será tendência em 2025. Inclui o desenvolvimento de robôs que realizam trabalhos complexos e repetitivos, melhorando a eficiência operacional, tanto em P&D de ativos, excipientes e fórmulas, quanto em atividades fabris.

 

Na perfumaria, veremos um boom de fragrâncias fluidas, eliminando barreiras de gênero e celebrando a individualidade. Veremos também novas tendências de aromas inteligentes que ajustarão a sua intensidade e duração de acordo com a temperatura corporal, clima ou níveis de stress, graças a novas tecnologias integradas.

Em 2025 veremos como a beleza inclusiva chega a novos territórios, promovendo a diversidade responsável em segmentos como idosos, pessoas com deficiência e necessidades especiais e também novos conceitos para culturas específicas que respeitam e atendem às necessidades dos diferentes segmentos populacionais. A acessibilidade universal torna-se uma forte tendência para o próximo ano através da concepção de produtos e serviços acessíveis a todos, independentemente da condição. Universal beauty is the new black.

 

A higiene bucal também será tendência e é uma das categorias que mais começará a crescer. Veremos novas abordagens em cuidados holísticos, estética e saúde. Na maquiagem veremos conceitos em alta como Berry Makeup, Moonlite Skin, Vintage Mint, Grunge, Moonlight, Ingenuine Blue e Ultraviolet, entre outros.

 

  • Psicografia Avançada: As marcas utilizarão dados que captam não só as preferências dos consumidores, mas também os seus valores, crenças e estilo de vida, para adaptar as suas mensagens a cada segmento de público com extrema precisão.

 

Pharmetics = Inspiração farmacêutica para inovação cosmética. Na Medicina vemos como uma das principais tendências é a medicina de precisão, que tem como foco tratar cada paciente de acordo com seu perfil genético, ambiental e de estilo de vida. Isso permitirá diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. Portanto, em 2025 os conceitos relacionados a “Cosméticos de Precisão” começarão a ser tendência.

A telemedicina é um conceito que permite aos pacientes aceder a serviços médicos de alta qualidade a partir de qualquer lugar, o que é especialmente útil para quem vive em áreas remotas ou tem dificuldade de locomoção. A telecosmética é também um conceito que ganhará relevância em 2025. Isto permitirá benefícios interessantes para o consumidor como o acesso a especialistas de beleza de qualquer lugar, personalização de tratamentos e produtos, redução de custos e tempo de espera e maior comodidade e flexibilidade. A tendência para o próximo ano será o aumento das consultas virtuais para análises e recomendações de pele, personalização mais precisa de produtos de cuidados pessoais, terapias virtuais para problemas de pele, uso de realidade aumentada para simular tratamentos e maior integração com inteligência artificial para recomendações personalizadas. Tudo isto será possível com novas plataformas de videoconferência, aplicações móveis, realidade aumentada e virtual, inteligência artificial e análise de dados e machine learning. A telecosmética apresenta-se então como uma grande oportunidade para melhorar os cuidados de beleza e cosméticos.

 

  • Real-World Evidence (RWE): A evidência do mundo real é uma abordagem que se baseia no uso de dados clínicos obtidos fora dos ensaios controlados tradicionais. Por esta razão, as empresas começarão a inovar protocolos internos de eficácia clínica.
  • Gestão do estresse: Este será um grande motivador para compras, e os consumidores buscarão produtos e serviços que incluam a saúde emocional em suas rotinas de autocuidado.
  • Bio-Arte: É a criação de arte utilizando organismos vivos e tecnologias biológicas. Em 2025 veremos também uma maior interação da indústria cosmética com plataformas e conceitos de arte.
  • Compras virtuais por impulso: Esta é a tendência de comprar produtos online de forma impulsiva. Em 2025, as marcas de cosméticos também realizarão campanhas de compra responsável.
  • Re-commerce de Luxo: Essa tendência trata da compra e venda de produtos de luxo usados ​​ou reciclados que estarão na moda em 2025, incluindo categorias como cuidados com a pele, maquiagem e fragrâncias.
  • Virtual Fitness: A prática de exercício físico em ambientes virtuais. Veremos novos conceitos em fragrâncias e cuidados corporais que complementarão esta tendência.
  • Autocuidado digital: Aplicativos, ferramentas e produtos cosméticos que promovem bem-estar e beleza no mundo digital.
  • Bio-Hackers: Estes se consolidarão como um dos principais públicos-alvo da indústria cosmética, são consumidores que buscam melhorar sua saúde e desempenho através da tecnologia e da biotecnologia.
  • Intimidade virtual: Avanço da realidade virtual e da realidade aumentada nas experiências sexuais. A cosmética tem uma grande oportunidade de inovação nesta categoria.
  • Back to local: Refere-se ao crescimento das marcas de consumo locais, que estão crescendo 50% mais que as marcas globais. Isso representa uma mudança significativa no comportamento do consumidor, que prioriza produtos e serviços locais. Neste sentido, as grandes empresas estão a adaptar a sua oferta às exigências específicas de cada comunidade para se conectarem com os consumidores.
  • Neo-Sensualismo: Foco na experiência sensorial e na busca do prazer por meio da comida, arte, produtos cosméticos, música e outras formas de expressão.
  • Bioimpressão de pele: É a criação de pele artificial por meio de impressão 3D. Veremos avanços muito interessantes em 2025, tanto para fins científicos como terapêuticos. Os implantes subcutâneos também serão tendência.

Em resumo, penso que os drivers de inovação para 2025 estarão relacionados com a inteligência artificial no processo de I&D de princípios ativos, excipientes e diagnósticos, novos tratamentos cosméticos para os efeitos do stress e melhoria da saúde, envelhecimento da população, inclusão universal, higiene bucal, inspiração farmacêutica, biohacking e telecosmética.

 

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Tendências de Beleza para 2025 first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/tendencias-de-mercado/tendencias-de-beleza-para-2025/feed/ 0 22656
Beyond the Bro Code: as novas regras do grooming https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias-de-mercado-pt/beyond-the-bro-code-as-novas-regras-do-grooming/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias-de-mercado-pt/beyond-the-bro-code-as-novas-regras-do-grooming/#respond Tue, 17 Sep 2024 00:56:54 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=22441 As tendências em cosmética masculina são fascinantes e sempre representam inspiração e uma grande oportunidade de inovação. Os novos consumidores masculinos estão a desafiar os estereótipos de género de várias formas, como a auto-expressão, através da qual os homens modernos procuram expressar a sua individualidade e estilo pessoal através dos cosméticos, desafiando as normas tradicionais […]

The post Beyond the Bro Code: as novas regras do grooming first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

As tendências em cosmética masculina são fascinantes e sempre representam inspiração e uma grande oportunidade de inovação. Os novos consumidores masculinos estão a desafiar os estereótipos de género de várias formas, como a auto-expressão, através da qual os homens modernos procuram expressar a sua individualidade e estilo pessoal através dos cosméticos, desafiando as normas tradicionais de masculinidade e também através do empoderamento, porque a utilização de produtos de beleza torna-se uma forma de sintam-se mais confiantes em si mesmos.

 

Outro fator que impulsiona a mudança é a busca pelo bem-estar e pelos cuidados pessoais. Agora, mais do que nunca, muitos homens estão preocupados em cuidar da pele, em busca de produtos que hidratem, protejam e combatam os sinais de envelhecimento. Até o desempenho esportivo ganha relevância, pois vemos um boom de produtos voltados para melhorar o desempenho esportivo e a recuperação muscular, o que atrai um público masculino interessado em fitness.

 

Por outro lado, existe um grande apoio das redes sociais e influenciadores, uma vez que oferecem uma grande quantidade de conteúdos sobre produtos e rotinas, o que tem permitido a criação de diversas comunidades online, para que os homens possam facilmente conectar-se com outras pessoas que partilham os seus interesses, problemas e podem encontrar conselhos e recomendações que incentivam a compra e experimentação de produtos de vários tipos.

 

A oportunidade de desenvolver soluções disruptivas é enorme. O mercado global para esta categoria valia perto de US$ 58 bilhões em 2023, tem uma projeção de US$ 61,6 bilhões até 2024 e um valor estimado de US$ 85,5 bilhões até 2032, com um CAGR projetado de 4,18% neste período. Uma postagem recente indica que a hashtag #mensskincare teve 1,9 milhão de visualizações no TikTok. A seguir, veremos algumas das novas tendências em higiene masculina, que direcionarão a inovação em nosso setor.

 

Courageous make-up: Além dos corretivos e bases, alguns homens estão experimentando sombras, delineadores e blushes com cores ousadas e acabamentos brilhantes, por exemplo, os indicados pela tendência Eye Candy. Tradicionalmente, a maquiagem masculina tem sido usada como forma de expressão, mas agora está entrando em uma fase totalmente nova. Uma publicação recente na revista Forbes indica que a nova maquiagem está sendo pensada para homens e por homens. Este mercado expandiu com um CAGR de 8,7% entre 2018 e 2022 e deverá progredir a um CAGR de 9,4% entre 2023 e 2033. Dentro dos novos conceitos vemos naturalidade, sobrancelhas definidas, lábios hidratados, delineados sutis e iluminadores estratégicos. Os efeitos especiais apresentam-se como uma disrupção, pois vemos efeitos como cicatrizes falsas, feridas ou mesmo transformações completas. Esta categoria também se inspira em subculturas como Punk, Gótico, Cyberpunk e Kawaii.

 

O Washington Post publicou recentemente um artigo interessante sobre a teoria das cores para políticos do sexo masculino. Nele indica que a maquiagem transmite a forma como os políticos se veem, ou como desejam que os outros os vejam. Esta publicação discute como diferentes políticos contaram com assessores de maquiagem para matificar a testa, aplicar corretamente toques de corretivo nas bolsas dos olhos e aperfeiçoar produtos para a tez para captar a luz com precisão. Se o tempo permitisse, seus rostos eram até “preparados” com um hidratante colorido ou uma base mais escura para destacá-los na tela. Os novos influenciadores e embaixadores das marcas de cosméticos serão os políticos! Interessante para as empresas de cosméticos construírem novos posicionamentos e conceitos.

 

Cuidados corporais extremos: Além dos hidratantes, alguns homens estão optando por tratamentos corporais, como bandagens de algas marinhas, máscaras corporais ou até mesmo tratamentos de spa para os pés.

 

Depilação artística: A depilação de determinadas áreas do corpo, como tórax ou abdômen, incluindo formatos ou desenhos específicos, vem ganhando espaço entre quem busca um visual mais definido.

 

Revolução dos cacheados: Nos últimos anos vimos como os cabelos cacheados se consolidaram como categoria na cosmética capilar feminina. Agora é a vez dos homens. No cabelo masculino, vemos que não existem dois padrões de cachos iguais e as marcas estão começando a abordar questões como diferenças na densidade dos fios de cabelo e nos padrões de cachos. Os homens agora podem diferenciar se têm cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Por isso, vemos no mercado um boom de cremes para cachos masculinos, condicionadores leave-in para cachos, bálsamo para cachos, protetor antifrizz para cachos e máscaras especializadas, entre outros. Os cachos no cabelo masculino podem ser finos, grossos, ásperos e muito abundantes. A nível científico, começámos a ver publicações em feiras e conferências sobre a bioquímica da cosmética capilar masculina e novas tecnologias para inovar neste segmento de mercado. Curly routine é a nova tendência em cosmética capilar masculina. No YouTube e no TikTok vemos um boom de propostas e recomendações nesta categoria.

 

Tatuagens temporárias com maquiagem: Usar maquiagem impermeável para criar tatuagens temporárias na pele, seja no rosto ou no corpo, é uma tendência que permite experimentar designs sem compromisso.

 

Maquiagem inspirada em personagens de anime ou videogame: Os homens estão recriando o visual de seus personagens favoritos, usando cores vibrantes, delineadores extravagantes e lentes de contato especiais.

 

Mentinol (Men + retinol): O retinol está agora começando a ocupar o centro das atenções no skincare masculino. Estamos vendo marcas começarem a educar o consumidor masculino sobre os benefícios e riscos dos diferentes tipos de retinol.

 

Intimen: Os produtos de higiene íntima masculina ganham cada vez mais relevância devido às diferenças fisiológicas entre os sexos. A literatura científica indica que nas mulheres o pH da vulva está entre 3,5 e 4,7, enquanto nos homens o pH da área genital está entre 5 e 5,5. Isto abre portas a novos produtos especializados em higiene íntima masculina que procuram prevenir os maus odores e a proliferação de bactérias e fungos, ao mesmo tempo que proporcionam uma limpeza suave, com sensação hidratante e calmante. Cuidar do microbioma íntimo também se apresenta como uma oportunidade.

 

Em resumo, podemos dizer que os novos consumidores de cosméticos masculinos são homens que procuram expressar-se (através da sua aparência e estilo pessoal), cuidar de si (tanto física como mentalmente), conectar-se (com outros homens e com a comunidade de beleza em geral) e consumir de forma responsável (escolhendo produtos naturais e eficazes de marcas éticas).

 

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Beyond the Bro Code: as novas regras do grooming first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias-de-mercado-pt/beyond-the-bro-code-as-novas-regras-do-grooming/feed/ 0 22441
Setor de cosméticos: resultados e projeções mostram que 2024 será um ano promissor https://connect.in-cosmetics.com/pt/news-region-pt/setor-de-cosmeticos-resultados-e-projecoes-mostram-que-2024-sera-um-ano-promissor/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/news-region-pt/setor-de-cosmeticos-resultados-e-projecoes-mostram-que-2024-sera-um-ano-promissor/#respond Mon, 01 Jul 2024 19:00:01 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=22182 O ano de 2024 será mais promissor para o mercado de beleza e cuidados pessoais. Resultados recentes de crescimento e as perspectivas positivas para os próximos anos revelam que o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) segue, como diria o ditado popular, “de vento em popa”. Atualizado no mês de abril, o Panorama […]

The post Setor de cosméticos: resultados e projeções mostram que 2024 será um ano promissor first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

O ano de 2024 será mais promissor para o mercado de beleza e cuidados pessoais. Resultados recentes de crescimento e as perspectivas positivas para os próximos anos revelam que o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) segue, como diria o ditado popular, “de vento em popa”.

Atualizado no mês de abril, o Panorama do Setor 2024 desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostra que os resultados da Balança Comercial Brasileira do setor em 2023 foram os maiores os últimos 8 anos. O país registrou US$ 911,2 milhões em exportação de produtos de HPPC, enquanto em importação foram contabilizados US$ 830,4 milhões, saldo positivo de US$ de 80,8 milhões, o maior do período.

 

Projeções de mercado

Mas, não são apenas os resultados obtidos na balança comercial que comprovam que o mercado nacional passa por um bom momento. Projeções também trazem otimismo e oportunidades às empresas.

 

Variedade de ingredientes em exposição na in-cosmetics Latin America 2023. Crédito: divulgação

 

Um estudo da Allied Market Research, também divulgado em abril, aponta que o mercado global de produtos de higiene pessoal para hoteis deverá atingir US$50 bilhões até 2031. O montante representa um crescimento superior a 180% no período de 10 anos, já que em 2022, o segmento foi avaliado em US$17 bilhões. A estimativa é de crescimento anual de CAGR (Compound Annual Growth Rate, traduzido como taxa de crescimento anual composta) em 10,8%.

 

Outro movimento que chama a atenção é a projeção do mercado de beleza para bebês. O relatório “Baby Cleaning Products Market – Global Trend and Growth Outlook to 2030”, da HTF Marketing Intelligence, destaca que o segmento deverá passar dos atuais US$3,8 bilhões para US$6,1 bilhões nos próximos seis anos.

 

Esses são apenas alguns exemplos. É claro que todo esse movimento também impacta no interesse de players do mercado no desenvolvimento de novas soluções, gerando mais possibilidades de negócios.

 

Neste sentido, a participação de empresas e profissionais em feiras do setor também está aquecida. A in-cosmetics Global, realizada em Paris, recebeu público de aproximadamente 12.400 especialistas internacionais do setor, aumento de 14,8% em comparação com a edição anterior, e reuniu mais de 1.000 marcas, crescimento de 13% no período, conforme divulgado no Premium Beauty News.

 

Voltando ao Brasil, no ano passado, a edição da in-cosmetics Latin America também surpreendeu e já trouxe um termômetro de movimentação do mercado especializado. O evento teve crescimento de 23% em relação à edição anterior, atraindo mais de 5,9 mil profissionais do mercado, entre químicos, formuladores, pesquisadores, desenvolvedores de produtos e profissionais de marketing.

Movimentação na entrada da in-cosmetics Latin America 2023. Crédito: divulgação

 

Diante do movimento, a edição deste ano, que celebrará os dez anos de realização, será ainda maior. A RX, organizadora da feira, já anunciou aumento de 28% no espaço expositivo em comparação com a feira de 2023, que ocupou uma área de 5.546 m2, já 20% maior que em 2022.

 

Vale destacar que nos primeiros meses deste ano, a organização da feira já havia registrado um aumento de 12% no número de expositores e a tendência é de crescimento até a proximidade da edição 2024.

 

A 10ª in-cosmetics Latin America será nos dias 25 e 26 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O tema do evento será novamente Ciência e Sustentabilidade. Em breve, o credenciamento e detalhes da programação serão disponibilizados no site oficial.

 

Mais informações em https://www.in-cosmetics.com/latin-america/pt-br.html.

Aos profissionais do setor, vale conferir.

 

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

 

The post Setor de cosméticos: resultados e projeções mostram que 2024 será um ano promissor first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/news-region-pt/setor-de-cosmeticos-resultados-e-projecoes-mostram-que-2024-sera-um-ano-promissor/feed/ 0 22182
Psicologia do consumidor de beleza https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias-de-mercado-pt/psicologia-do-consumidor-de-beleza/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias-de-mercado-pt/psicologia-do-consumidor-de-beleza/#respond Thu, 16 May 2024 13:13:39 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=21893 O que leva um consumidor a decidir: sim, este é o produto de cuidados com a pele/cabelo que eu preciso! Embora muito tenha sido dito sobre psicologia do consumidor em geral, existem alguns comportamentos específicos do consumidor de beleza dos quais você precisará estar ciente para despertar seu interesse e transformá-lo em compra. O conceito […]

The post Psicologia do consumidor de beleza first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

O que leva um consumidor a decidir: sim, este é o produto de cuidados com a pele/cabelo que eu preciso! Embora muito tenha sido dito sobre psicologia do consumidor em geral, existem alguns comportamentos específicos do consumidor de beleza dos quais você precisará estar ciente para despertar seu interesse e transformá-lo em compra.

O conceito de necessidades e benefícios no desenvolvimento de produtos cosméticos tem sido o destaque de tantos outros artigos disponíveis, este artigo irá, em vez disso, examinar alguns dos outros comportamentos que são cruciais para cativar os aspectos muitas vezes inquantificáveis dos hábitos de compra dos consumidores de beleza, essenciais para atrai-los para suas primeiras ou repetidas compras.

A lacuna geracional dos consumidores de beleza

Não é preciso dizer que a geração mais jovem (aqueles abaixo dos 40 anos, falando geralmente), usa mais as mídias sociais e a tecnologia, com um número impressionante de membros da Geração Z tomando decisões de compra com base em interações digitais para produtos que eles ainda não precisam! Leia dicas sobre como criar uma tendência viral de cuidados com a pele aqui. Tanto a Geração Y quanto a Geração Z passam muito tempo em seus dispositivos, especialmente no Snapchat e no TikTok, e estão sujeitos a acreditar e seguir os produtos para a pele e cabelo usados por celebridades e influenciadores. Seu impulso para comprar é baseado em recomendações ou análises mais do que no marketing direto das marcas de cosméticos, e eles são mais propensos a comprar um produto antes de experimentá-lo com base em suas experiências online.

Existem interações mistas e habilidades das gerações mais maduras (novamente, falando geralmente, aqueles com 40 anos ou mais). Enquanto alguns membros desses grupos são muito ativos socialmente, também há uma proporção significativa que não são. Sempre haverá os primeiros a adotar em qualquer faixa etária, e esses primeiros respondedores são tipicamente impactados por endossos de celebridades online; no entanto, não há muitos “influenciadores” nessa categoria mais velha. Esse consumidor é mais propenso a comprar com base na publicidade das marcas de cosméticos e geralmente pode lembrar a celebridade usada em grandes campanhas de marca. Eles também serão muito influenciados pela recomendação de um amigo, em vez de um influenciador. Acostumados aos dias de provadores, amostras e orientações dos funcionários nas lojas, esse grupo etário geralmente preferirá tocar, sentir ou cheirar um produto antes de comprar.

Essa “lacuna geracional” é incrivelmente importante quando se pensa em como atrair o público específico do seu consumidor de beleza e mantê-lo fiel à marca.

A reação psicológica do consumidor de beleza

Independentemente de como os consumidores obtêm seus produtos cosméticos, suas reações iniciais a um produto físico são largamente as mesmas. Os consumidores de beleza mais comumente:

  • Cheiram um produto primeiro. Isso causa uma reação inicial ao produto, portanto, certifique-se de que sua fórmula de cuidados com a pele ou cabelo cheira da maneira que seu mercado-alvo espera ou prefere. Isso pode incluir a necessidade de ser sem fragrância, o que é cada vez mais popular para fórmulas de cuidados com a pele e cabelos sensíveis.
  • Em seguida, tocam e aplicam uma pequena quantidade de produto. Geralmente, isso será uma passada de produto comumente aplicada no dorso da mão. No caso dos cuidados com os cabelos, isso será comumente nos dedos ou palma. Mesmo os consumidores que compram cosméticos coloridos para o rosto geralmente aplicarão uma pequena quantidade no dorso da mão primeiro! Como este é um comportamento muito comum do consumidor, certifique-se de que o produto seja visualmente atraente, pois eles aplicarão e depois o inspecionarão de perto.
  • Em seguida, deixarão que suas emoções e sentidos lhes digam como se sentem em relação a um produto. Uma boa parte disso pode ser capturada pelo aroma (primeiro passo) e pelo toque (segundo passo). Igualmente importante é a emoção que o produto induz com base em seus aspectos sensoriais. Por exemplo, se ele se sentir particularmente refrescante ou calmante nos primeiros momentos; ou se tiver uma emoliência duradoura alguns minutos ou mais após a aplicação (percebida como oleosidade indesejada em tipos de pele mais jovens, ou como hidratação desejável em tipos de pele maduras).

Essas reações iniciais acontecem dentro de meros segundos da primeira exposição de um consumidor a um produto para a pele ou cabelo. Para o consumidor mais jovem, muitas vezes será depois que eles compraram o produto (ou através de uma amostra de produto enviada pelo correio); para os consumidores maduros, geralmente será na loja antes de comprar o produto.

A psicologia da lealdade do consumidor de beleza

Os consumidores do dia a dia são bombardeados com uma miríade de anúncios, mensagens e recomendações de cuidados com a pele e cabelos. Aqueles que utilizam mídias sociais – de todas as idades – geralmente estão expostos a ainda mais. Como você faz seus consumidores permanecerem fiéis à marca apesar de todo o ruído?

Embora os principais fatores psicológicos descritos acima possam atrair seu consumidor para o produto e ajudar a ultrapassar essa barreira final para a compra, uma marca de cosméticos constrói sua força e vendas a longo prazo a partir da lealdade à marca. Isso se traduz com… resultados! Os consumidores prontamente reclamarão com os amigos (e online) sobre um produto cosmético que não cumpre o que promete, então certifique-se de não apenas ter evidências para apoiar as alegações de marketing, mas que seu produto cosmético realmente entregue. A lealdade à marca também pode ser alcançada garantindo que seu produto cosmético supere seus concorrentes mais próximos, pois serão as opções de produtos que seu consumidor pode estar considerando a seguir (ou já tentou anteriormente).

Traduzindo a psicologia do consumidor de beleza para o desenvolvimento de formulações cosméticas

Então, o que significa a psicologia do consumidor de beleza para o desenvolvimento de formulações cosméticas? Aqui está um resumo breve:

  • Considere como a lacuna geracional impactará suas abordagens de marketing e exposições do consumidor antes da compra.
  • Garanta que as fórmulas cosméticas tenham o apelo aromático correto, estética desejada e sensações agradáveis na primeira aplicação.
  • Certifique-se de que a fórmula cosmética cumpra suas promessas – suas alegações de marketing – tanto feitas diretamente quanto como declarações por influenciadores.
  • Lembre-se de pesquisar e atender aos aspectos de necessidades e benefícios do seu público-alvo.

Converse com seus fornecedores e visite a exposição in-cosmetics mais próxima para encontrar os ingredientes cosméticos que atrairão a psicologia do consumidor de cuidados com a pele ou cabelo – você realmente verá a diferença no resultado final das marcas de cosméticos.

Feliz formulação!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Psicologia do consumidor de beleza first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias-de-mercado-pt/psicologia-do-consumidor-de-beleza/feed/ 0 21893
Cosméticos Robóticos https://connect.in-cosmetics.com/pt/uncategorized-pt/tecnologia-e-ingredientes-cosmeticos-pt/cosmeticos-roboticos/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/uncategorized-pt/tecnologia-e-ingredientes-cosmeticos-pt/cosmeticos-roboticos/#respond Wed, 06 Mar 2024 19:19:15 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=21459 Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante… A série Star Wars narra as experiências da família Skywalker, seus membros são capazes de perceber e usar “A Força”, o que lhes permite desenvolver habilidades como telecinese, clarividência e controle mental, entre outras. R2-D2 é um dos robôs mais famosos do mundo e um dos […]

The post Cosméticos Robóticos first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante… A série Star Wars narra as experiências da família Skywalker, seus membros são capazes de perceber e usar “A Força”, o que lhes permite desenvolver habilidades como telecinese, clarividência e controle mental, entre outras. R2-D2 é um dos robôs mais famosos do mundo e um dos personagens mais peculiares da série. Já o vimos em 10 dos 11 filmes de Star Wars. R2-D2 significa Second Generation Robotic Droid Series-2, de acordo com uma enciclopédia de Star Wars publicada após o lançamento do filme. A função deste robô é técnica, pois ele pode reparar qualquer parte da nave, atuar como navegador e também fornecer informações valiosas sobre muitas probabilidades nas missões.

 

Em 2024, estamos vendo os robôs começarem a ser protagonistas em muitos tipos de indústrias. Recentemente li um artigo publicado no portal computerhoy.com que me inspirou a escrever esta coluna. O mês passado foi anunciado que robôs humanoides assinaram um contrato para trabalhar nas fábricas da BMW. Este foi o primeiro contrato com robôs humanoides na história. O artigo menciona que “o robô de uso geral Figure 01 tem 170 cm de altura e capacidade de carga útil de cerca de 20 kg, pesa 60 kg e tem autonomia de até 5 horas. Ele caminha a uma velocidade de 1,2 m/s. Sua característica distintiva é que não funciona por meio de comandos programados. Ele tem um “chatGPT” em sua cabeça e, graças à inteligência artificial, é capaz de aprender tarefas simplesmente assistindo a vídeos explicativos”. O artigo também menciona que o robô pode aprender outras atividades sozinho.

 

Na cosmética, a robótica também começa a marcar tendência. No ano passado, a revista Cosmetics and Toiletries publicou um artigo sobre o assunto, no qual mencionava que a IA e os robôs ajudam a desenvolver patentes e produtos de beleza. Entre as atividades em que podem ser programados estão a preparação de amostras para análise da eficácia dos produtos na fibra capilar e também robôs que lavam, condicionam e secam os cabelos para testar formulações. Uma aplicação da IA ​​está relacionada à otimização de projetos experimentais para o desenvolvimento de tonalidades de maquiagem. A publicação também menciona algo muito interessante: “os robôs não substituem empregos, mas sim o seu papel é condensar grandes quantidades de dados para criar consistência em amostras e testes”.

 

Cobots = robôs colaborativos. Os cobots estão crescendo na medicina e nos cosméticos. O portal universal-robots.com indica que: “À medida que os ciclos de vida dos produtos médicos e cosméticos são reduzidos, a automação colaborativa traz agilidade à fabricação. Braços robóticos podem ser usados ​​para maximizar a produção e garantir qualidade consistente, e então rapidamente reaproveitados para novas linhas de produtos. Os cobots são usados ​​em toda a indústria para manipular máquinas e correias transportadoras, montar dispositivos e produtos com precisão e embalar itens em blisters, caixas ou paletes. Os cobots ajudam a reduzir o risco de contaminação humana em processos delicados e ambientes limpos, pois podem ser utilizados para o manuseamento e montagem de produtos estéreis e dispositivos médicos ou implantes. Os cobots também podem libertar os trabalhadores de tarefas de manuseamento de materiais em operações que podem ser arriscadas porque geram muita poeira, ruído e elevada vibração, permitindo-lhes passar para tarefas de maior valor.”

 

Os novos R2-D2 ao serviço da cosmética em 2024 estão integrados com inteligência artificial para otimizar os serviços de beleza. Em algumas cidades vemos, por exemplo, braços robóticos especializados em colocar cílios e aplicar esmaltes, conseguindo fazer designs inovadores na tendência nail art. A este respeito, o portal luxurylashacademy.com indica que: “embora os robôs de inteligência artificial estejam a avançar na indústria da beleza, os receios de serem substituídos por máquinas são aliviados pela compreensão de que estas tecnologias são concebidas para complementar, e não substituir, as competências e o trabalho dos artistas. A indústria da beleza prospera com a criatividade humana, e o toque pessoal que os artistas de cílios trazem ao seu trabalho é algo que as máquinas não conseguem replicar.”

 

Em Star Wars vimos que a Federação do Comércio era um conglomerado interestelar de navegação e comércio durante os anos finais da República Galáctica, tão poderoso que tinha os seus próprios representantes no Senado Galáctico. Em 2024, estamos vendo possível contribuições para cosméticos da Federação Internacional de Robótica (IFR). No site é mencionado que: “a Federação Internacional de Robótica conecta o mundo da robótica ao redor do globo”, também dentro dos seus objetivos menciona: “promover os benefícios positivos dos robôs para a produtividade, competitividade, crescimento económico e qualidade do trabalho e a vida” e “promover a investigação, o desenvolvimento, a utilização e a cooperação internacional em todo o domínio da robótica”, entre outros. Certamente, em breve começaremos a ver parcerias entre a indústria, a academia cosmética e este tipo de organizações para gerar inovações nunca antes vistas para a beleza.

 

Em fevereiro de 2024 vimos notícias surpreendentes, conhecemos um robô bípede com tecido muscular que pode andar, parar e girar. Uma equipe de pesquisadores japoneses criou um robô biohíbrido, feito principalmente de borracha de silicone e tiras de tecido muscular esquelético cultivado em laboratório, que imita a marcha humana e opera na água. Os robôs biohíbridos serão protagonistas num futuro próximo na cosmética ao participarem como “voluntários” em testes de eficácia cosmética. Graças à sua composição biohíbrida, os robôs para testes cosméticos terão uma composição dérmica e muscular semelhante à humana, de modo que as empresas poderão testar vários produtos no mesmo indivíduo, realizando estudos sobre a eficácia de princípios ativos para skincare e pré- seleção de fórmulas antes de iniciar os testes finais em humanos. Os robôs biomiméticos também são um conceito interessante porque imitam a forma e o movimento dos seres vivos. Esses robôs poderiam ser mais eficientes e adaptáveis ​​a ambientes complexos. Serão utilizados robôs para realizar testes de irritação, alergia e eficácia de produtos cosméticos de forma rápida e eficiente. Isto reduzirá a necessidade de testes em animais e contribuirá para uma indústria cosmética mais ética.

 

O diagnóstico da pele é outro capítulo interessante nesta tendência. Este ano veremos como robôs com IA serão capazes de diagnosticar problemas de pele e recomendar produtos personalizados para o seu tratamento.

 

  • Aplicação de cosméticos: Os robôs serão capazes de aplicar cosméticos de forma precisa e uniforme, mesmo em áreas de difícil acesso.
  • Experiência de compra: Robôs serão usados ​​em lojas de cosméticos para ajudar os clientes a encontrar os produtos certos e oferecer aconselhamento personalizado.
  • Megapersonalização: Os robôs serão capazes de analisar o tipo de pele, tom, necessidades e preferências específicas do cliente por meio de sensores, scanners e IA. Com essas informações, poderão criar produtos cosméticos personalizados com ingredientes e quantidades exatas para cada pessoa. Isso permitirá maior eficácia do produto e uma melhor experiência do cliente.
  • Boom de realidade aumentada: Os robôs serão capazes de mostrar aos clientes como eles ficariam com diferentes produtos cosméticos de diversas categorias antes de comprá-los. Isso os ajudará a tomar decisões de compra mais informadas e confiantes.

Robôs poderiam ser usados ​​para desenvolver novos ingredientes cosméticos com propriedades específicas. Na área de qualidade, robôs podem ser utilizados para realizar um controle de qualidade mais preciso e eficiente de produtos cosméticos. Por outro lado, os robôs poderiam ser usados ​​para criar campanhas de marketing e publicidade mais personalizadas e eficazes.

 

Este é o caminho… a robótica tem potencial para revolucionar a indústria cosmética em 2024. A Princesa Leia certamente ficaria surpreendida ao ver como os robôs podem oferecer aos clientes diagnósticos precisos, produtos personalizados, novas formas de aplicação, experiências de compra mais personalizadas e uma produção mais sustentável. A cosmética robótica é um dos grandes impulsionadores da inovação na nossa indústria este ano.

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Cosméticos Robóticos first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/uncategorized-pt/tecnologia-e-ingredientes-cosmeticos-pt/cosmeticos-roboticos/feed/ 0 21459
Tendências para ficar ligado em 2024 https://connect.in-cosmetics.com/pt/uncategorized-pt/tecnologia-e-ingredientes-cosmeticos-pt/tendencias-para-ficar-ligado-em-2024/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/uncategorized-pt/tecnologia-e-ingredientes-cosmeticos-pt/tendencias-para-ficar-ligado-em-2024/#respond Thu, 07 Dec 2023 18:13:52 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=21187 À medida que nos aproximamos de 2024, é interessante rever as tendências que terão impacto na indústria de cosméticos. O mercado global de cosméticos valeu cerca de US$ 343 bilhões em 2023 e tem um CAGR projetado de 5,2% para o período 2024-2032. Globalmente, o próximo ano será marcado por um aumento sem precedentes de […]

The post Tendências para ficar ligado em 2024 first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

À medida que nos aproximamos de 2024, é interessante rever as tendências que terão impacto na indústria de cosméticos. O mercado global de cosméticos valeu cerca de US$ 343 bilhões em 2023 e tem um CAGR projetado de 5,2% para o período 2024-2032. Globalmente, o próximo ano será marcado por um aumento sem precedentes de máquinas inteligentes, de tal forma que a Inteligência Artificial (IA) se tornará parte da vida quotidiana e praticamente nenhuma indústria não será afetada. As alterações climáticas continuarão a afetar a sociedade e a ciência continuará a envidar enormes esforços para as estudar e controlar as suas consequências. Por outro lado, o trabalho remoto e híbrido mantém-se em níveis elevados em comparação com a pré-pandemia, o que significa que muitas pessoas se sentem cada vez mais sozinhas, razão pela qual a Organização Mundial de Saúde anunciou uma iniciativa para fazer face àquilo a que chama a nova epidemia global: a solidão. A OMS afirmou que este problema não começou com a pandemia de covid-19, mas que se agravou ao ponto de um em cada quatro adultos sofrer de isolamento social. A OMS também indicou que o maior risco global para a saúde até 2030 será a depressão, e não a obesidade. Por esta razão, os conceitos de bem-estar estarão na vanguarda da cosmética em 2024. Eis algumas das tendências que, na minha opinião, serão os principais actores do próximo ano.

 

  • Chatbots & Chatbeauty: A Inteligência Artificial (IA) está a avançar a passos largos. É por isso que em 2024 assistiremos a um boom sem precedentes no desenvolvimento de chatbots para todos os tipos de indústrias, o que permitirá uma atenção instantânea e personalizada. No nosso sector, veremos as marcas lançarem chatbots com nomes apelativos que serão capazes de responder a questões sobre produtos, ingredientes e questões técnicas dos formuladores. Muito em breve será uma realidade interagir com chatbots que ajudarão no processo de formulação de cosméticos. Os avatares virtuais criados para auxiliar no processo de compra e suporte técnico também estarão em alta em 2024.

 

  • Biocoating: A indústria alimentar está a fazer grandes progressos no desenvolvimento de revestimentos feitos de materiais amigos do ambiente para envolver e proteger produtos. A indústria cosmética começa a inspirar-se nos materiais utilizados na proteção dos alimentos para desenvolver novos materiais de embalagem. Os resíduos da indústria da cana-de-açúcar e os produtos obtidos a partir de microrganismos e espécies vegetais estão a surgir como novas fontes de inovação.

 

  • Hygiene boom: O mercado global de higiene valia US$ 515 bilhões em 2022 e prevê-se que valha US$ 727 bilhões em 2032, com uma taxa de crescimento anual (CAGR) estimada em 3,9% durante este período. Em 2024, assistiremos a um boom de produtos de higiene alinhados com benefícios de bem-estar. A aromaterapia será, portanto, um ator-chave no desenvolvimento de novos conceitos nesta categoria. Também veremos oportunidades de mercado para marcas de luxo em higiene e novas propostas no grande universo da inclusão e diversidade. Mood boosting será uma reivindicação importante nesta categoria.

 

  • Retrobiology: Esta é uma das tendências mais fascinantes para 2024. O permafrost é uma camada de solo permanentemente congelada em regiões muito frias ou glaciares, formada por uma combinação de solo, rocha, areia e outros minerais que permanecem ligados pelo gelo. Nas camadas mais superficiais, contém grandes quantidades de carbono orgânico e restos de animais e plantas que não se decompuseram totalmente devido às baixas temperaturas. Devido ao aquecimento global, esta camada está a derreter, expondo restos de animais e plantas extintos e bem preservados de há milhares de anos, bem como novas espécies desconhecidas da ciência. Em outubro de 2023, assistimos a uma descoberta científica sem precedentes: um grupo de cientistas conseguiu despertar um animal que tinha estado a hibernar durante 45 000 anos. A criptobiose é um processo que coloca o metabolismo dos organismos vivos extremófilos em suspensão, para que possam permanecer adormecidos durante centenas de anos. Por conseguinte, assistiremos ao desenvolvimento da tecnologia cosmética a partir de novas espécies biológicas, tais como microrganismos, bactérias, algas e fermentos. O conceito de inspiração em espécies extintas já está a começar a tornar-se uma realidade nos produtos cosméticos. Em outubro de 2023, assistimos a um lançamento disruptivo de uma empresa de beleza e biotecnologia que lançou uma nova marca de fragrâncias composta por seis perfumes, cada um derivado do ADN sequenciado de flores extintas. O conceito consiste em reavivar aromas perdidos no tempo. Assim, em 2024, veremos inovações e reinvindicações relacionadas com cryptobiosis-like, cryptobiosis inspired e extinct-inspired.

 

  • Robots in retail: O portal Analytics Insight fez uma publicação interessante sobre este tema em novembro de 2023. O objetivo é melhorar a experiência do cliente. A ascensão dos robôs no retalho tem vários objetivos, como criar melhores sistemas de pagamento automatizados, otimizar a gestão de inventário, prestar assistência ao cliente ajudando a localizar produtos e orientações, auxiliar na limpeza e manutenção de lojas e espaços comerciais, fornecer recomendações personalizadas, otimizar testes virtuais, entre outros.

 

  • Food inspiration: Os alimentos sintetizados em laboratório são uma realidade e estão mesmo ao virar da esquina em 2024. Os avanços neste domínio e a aplicação da impressão 3D nos alimentos permitirão novas aplicações na indústria cosmética, por exemplo, proteínas animais biossintetizadas e veganas, lacticínios e claras de ovos de origem microbiana sintetizados a partir de proteínas produzidas por estirpes de bactérias, leveduras e outros microrganismos recombinantes ou geneticamente modificados, em cujo material genético foram inseridos os genes responsáveis pela produção de certas proteínas animais e de outras biomoléculas presentes nos alimentos, como a caseína e a beta-lactoglobulina (proteína do soro do leite), a ovalbumina da clara do ovo ou a mioglobina muscular. Uma empresa anunciou recentemente que utiliza estirpes geneticamente programadas do fungo Trichoderma reesei para produzir proteínas de soro de leite para fabricar os seus produtos lácteos e gelados veganos. Assistiremos também a um boom de doces e sobremesas sofisticados e saudáveis.

 

  • Hyper-shine: Após um ano de muitas dificuldades econômicas, sociais, de saúde e de paz, os consumidores têm um profundo desejo de paz de espírito. É por isso que os reivindicações relacionados com radiância, luminosidade, gloss, shine, brightness e glitter estarão na moda em 2024. Shiny is the new black.

 

  • Diversidade & Inclusão: A indústria cosmética tem um grande desafio de ser mais inclusiva e, por isso, novos segmentos de mercado, em alguns casos nichos, que antes não eram servidos pela indústria cosmética serão protagonistas. A beleza é um direito universal e a inclusão é um vasto universo onde a cosmética tem muitas oportunidades de inovação.

 

  • Wellness-driven beauty: As previsões indicam que os consumidores estão a começar a dar prioridade a estilos de vida holísticos, razão pela qual o bem-estar está a emergir como uma das mais importantes fontes de inovação para 2024, uma vez que as pessoas estão a compreender melhor que o equilíbrio das ligações mente-cérebro se reflete numa melhor condição e aparência da pele. Self-care é o novo ator da cosmética e está a emergir como uma nova macrotendência global.

 

  • Synthetic biology boom: Define-se como a síntese de biomoléculas ou a engenharia de sistemas biológicos com novas funções que não se encontram na natureza. É uma disciplina que, ao contrário da biologia, não se baseia no estudo de organismos vivos, mas tenta redesenhar sistemas biológicos que já existem na natureza. A biologia sintética cria novos organismos programáveis, ou seja, cria microrganismos à la carte com funções específicas. Em 2024, assistiremos a avanços nos circuitos biológicos para controlar e regular o comportamento celular. Isto implica a criação de sistemas complexos que imitam a lógica e a funcionalidade dos circuitos electrónicos nas células vivas, o que permitirá a síntese e a descoberta de novas moléculas e sistemas com perfis de eficácia anti-envelhecimento muito elevados.

 

  • Biorremediação da pele: Atualmente, diferentes investigações estão a explorar a capacidade da biologia sintética para desenvolver produtos que ajudem na reparação e regeneração da pele, incluindo o tratamento de cicatrizes, rugas ou mesmo problemas dermatológicos específicos.

 

As tendências para 2024 são muito interessantes e a indústria cosmética sempre demonstrou resiliência, criatividade e muita inovação, especialmente em tempos difíceis. A compreensão das tendências e das necessidades dos consumidores é fundamental para a inovação.

 

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Tendências para ficar ligado em 2024 first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/uncategorized-pt/tecnologia-e-ingredientes-cosmeticos-pt/tendencias-para-ficar-ligado-em-2024/feed/ 0 21187
Novidades em bem-estar https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/novidades-em-bem-estar/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/novidades-em-bem-estar/#respond Wed, 06 Dec 2023 21:27:53 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=21198 O tamanho do mercado da categoria de saúde e bem-estar é impressionante. Em primeiro lugar, o Global Wellness Institute apresenta uma definição interessante: “Bem-estar é uma palavra moderna com raízes antigas. Os princípios fundamentais do bem-estar preventivo e holístico remontam às civilizações antigas do Oriente (Índia, China) e do Ocidente (Grécia, Roma). Na Europa e […]

The post Novidades em bem-estar first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

O tamanho do mercado da categoria de saúde e bem-estar é impressionante. Em primeiro lugar, o Global Wellness Institute apresenta uma definição interessante: “Bem-estar é uma palavra moderna com raízes antigas. Os princípios fundamentais do bem-estar preventivo e holístico remontam às civilizações antigas do Oriente (Índia, China) e do Ocidente (Grécia, Roma). Na Europa e nos Estados Unidos do século XIX. As modalidades holísticas e voltadas para o bem-estar ganharam mais visibilidade nos últimos anos. É entendida como a busca ativa de atividades, escolhas e estilos de vida que levam a um estado de saúde holística”. Esse portal indica que essa categoria valia U$ 5243 bilhões em 2022 e tem um valor projetado de U$ 8945 bilhões em 2032, com um CAGR projetado de 5,5% nesse período. Esse tamanho de mercado é conhecido como a “economia do bem-estar”.

 

Por outro lado, para citar um exemplo, uma publicação recente no site explodingtopics.com indica que o mercado global de meditação tem um CAGR projetado de 10,4% no período de 2019 a 2027, com um valor estimado de US$ 9 trilhões até essa data. O mercado de bem-estar em geral está mostrando grande dinamismo e, portanto, vemos inovações e tendências muito interessantes em diferentes campos, como bem-estar mental, atividade física, estilo de vida, beleza, saúde, cosméticos, bem-estar no espaço de trabalho, bem-estar em casa, meditação, turismo de bem-estar e indústria de spa, entre outros.

 

  • Apps: Estamos vendo aplicativos que oferecem meditações temáticas que aumentam a concentração, diminuem o estresse e ajudam a lidar com emoções e momentos difíceis. Esses aplicativos são interessantes porque incluem as vozes de pessoas famosas.

 

  • Biofeedback: Esse é um dos conceitos que está se tornando uma tendência nessa categoria. Consiste em monitorar e medir as diferentes reações do organismo, como batimentos cardíacos, pressão arterial, frequência respiratória, atividade cerebral e movimentos oculares, entre outros, para definir ações que ajudem a controlar o estresse, as emoções, a motivação, a capacidade de concentração, o acompanhamento de terapias, a capacidade de concentração, a calma e uma melhor experiência de sono.

 

  • Shinrin Yoku ou Banho de Floresta: Esse é um conceito oriental que está ganhando mais destaque em todas as regiões e consiste em uma visita a uma floresta, imergindo nela com os cinco sentidos, com o objetivo de trazer saúde e bem-estar às pessoas. As estatísticas indicam que, todos os anos, entre 2,5 e 5 milhões de japoneses afetados por estresse, hipertensão e ansiedade causados pela vida moderna participam de sessões desse tipo em centros florestais certificados, onde podem encontrar exercícios de respiração e atividades guiadas. Antes e depois da sessão de terapia natural, a pressão arterial e outras variáveis fisiológicas dos participantes são medidas para verificar a eficácia do tratamento.

 

Uma publicação recente do jornal colombiano eltiempo.com afirma que: “as cidades modernas estão em constante crescimento e viver nelas é sinônimo de adrenalina e estresse. Portanto, não é incomum que as pessoas, concentradas em suas tarefas e obrigações diárias, se coloquem no piloto automático e se esqueçam de si mesmas, de suas emoções e necessidades. Os números do Banco Mundial indicam que 55% da população vive em cidades e, até 2050, espera-se que esse número dobre. Diante desse panorama enlouquecedor e avassalador, existem diferentes técnicas para conseguir uma mudança: voltar às origens e se afastar, pelo menos por um tempo, do turbilhão e da urbanização”. Diz-se que essa técnica traz os seguintes benefícios: reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, melhora o humor, estimula o sistema imunológico e aumenta a criatividade e o bem-estar.

 

  • Grounding: O objetivo é colocar os pés e as mãos em contato direto com qualquer superfície natural, por exemplo, andar descalço na grama, na terra ou na areia, abraçar e se apoiar em troncos de árvores.

 

  • Mood-boosting:  Essa é uma afirmação que está se tornando tendência no campo cosmético e de bem-estar. Estamos vendo novas tecnologias, texturas, caminhos bioquímicos e aromas que ajudam a melhorar o humor.

 

  • Massagem de beleza: Esse foi um dos tópicos mais interessantes apresentados no último Congresso Mundial da IFSCC em Barcelona. Alguns autores apresentaram palestras e artigos sobre as vias bioquímicas antienvelhecimento que são ativadas por diferentes procedimentos de massagem e como elas têm diferentes benefícios no skincare. Esse é um dos caminhos que inspirará o lançamento de novas tecnologias e produtos com conceitos semelhantes aos da massagem.

 

  • Mindfulness: É uma prática que integra meditação, respiração e concentração. Está cada vez mais presente em sessões de relaxamento e massagem. Devido à situação atual, que inclui pós-pandemia, conflitos políticos, guerras, inflação e outros, está ganhando mais relevância em produtos e terapias cosméticas e de beleza.

 

  • Lifestyle medicine: O Global Wellness Institute apresenta uma definição interessante: “A medicina do estilo de vida é um campo em rápida evolução que visa promover a saúde e prevenir doenças crônicas, abordando fatores de estilo de vida como nutrição, atividade física, controle do estresse, sono e apoio social”. Os cosméticos são um importante aliado nessa tendência.

 

  • Sound wellness: Diversos estudos mostraram como a música ajuda a reduzir o sofrimento mental e a melhorar o bem-estar físico, por exemplo, em pacientes com câncer. Há também pesquisas sobre como diferentes tipos de música ajudam a reduzir os níveis de cortisol no sangue. A Inteligência Artificial está ajudando a criar diferentes melodias que auxiliam no controle do estresse e na meditação. O bem-estar auditivo representa uma grande oportunidade de inovação e a música será uma aliada para os cosméticos do futuro.

 

Gabriel García Márquez disse que “não há remédio que cure o que a felicidade não cura”. O bem-estar é apresentado como um impulsionador de inovação para os cosméticos do futuro e temos diante de nós a possibilidade de desenvolver cosméticos para o benefício das pessoas.

 

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Novidades em bem-estar first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/novidades-em-bem-estar/feed/ 0 21198
Legado Moderno https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/foco-de-mercado-turquia-oriente-medio/legado-moderno/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/foco-de-mercado-turquia-oriente-medio/legado-moderno/#respond Tue, 19 Sep 2023 03:40:18 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=20814 Indo contra a maré da novidade constante, valores antigos resistem ao teste do tempo e se reapresentam como alterativas ao consumo desenfreado, quebrando o ciclo de obsolescência que ameaça nosso futuro. Marcas renomadas, técnicas ancestrais, cores neutras e ingredientes universais ganham nova popularidade e definem uma beleza atemporal ancorada na modernidade.  Dando um toque contemporâneo […]

The post Legado Moderno first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Indo contra a maré da novidade constante, valores antigos resistem ao teste do tempo e se reapresentam como alterativas ao consumo desenfreado, quebrando o ciclo de obsolescência que ameaça nosso futuro.

Marcas renomadas, técnicas ancestrais, cores neutras e ingredientes universais ganham nova popularidade e definem uma beleza atemporal ancorada na modernidade.  Dando um toque contemporâneo aos clássicos, ressurge o desejo de se conectar com códigos impregnados de herança e história. Com um novo olhar sobre origens como fonte de singularidade, marcas antigas vêm explorando seus arquivos. Após a Estée Lauder em 2018 optar por retornar ao seu logo original, a Burberry este ano decidiu readotar a fonte com Serif e a insígnia do cavaleiro, num espírito de (re) conquista.

No Brasil, o Cidade Matarazzo, com sede na antiga maternidade Paulistana, busca exibir a riqueza da arte, cultura e natureza brasileiras com a tradição da família de mesmo sobrenome. Com elementos como pedras semipreciosas locais, jardins de oliveiras centenárias e obras de artistas renomados e culinária inspirada em origens ancestrais, o antigo ganha curadoria contemporânea e elementos globais.

O recente sucesso de séries que ostentam estilos de vida a la “clube privado” são também marcas deste re-interesse por tradições no luxo. Succession retrata um legado patriarcal que demarcou o boom do quiet luxury, identificado por códigos precisos de ostentação discreta. Menos minimal, White Lotus é ambientado em um hotel paradisíaco mediterrâneo, com o valor histórico da arquitetura e cultura sempre em foco para climatizar a narrativa.

Em termos práticos, como aplicar esses códigos na beleza e bem-estar de amanhã?

CORES: Este retorno de uma noção de classicismo ligado às artes antigas e culturas traz uma dimensão nova, mais sensível e estética aos cosméticos atemporais de amanhã. Eles instigam o uso de cores mais lavadas, de corantes naturais ou de materiais nobres. Branco mármore, jacarandá e coral claro, o brilho da platina ou bronze metálico, aquecidos por vermelho terracota para adicionar sensualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

BEAUTY: Vale pensar em um toque moderno, discreto e sofisticado, em tons muito sutis, para modelagem e escultura sofisticadas. Esta beleza evoca a graça andrógina das estátuas antigas com uma elegância distinta, mas minimalista.

PRODUTOS: Os códigos de luxo também ampliam os ingredientes míticos e processos que se beneficiem do tempo, como fermentação.

RITUAIS: Inspire-se no conceito de clubes privados e seletos. De cuidados de beleza ultra-personalizados a detalhes sutis e objetos de colecionador: reencante rituais de beleza antigos.

EMBALAGENS: Formas e materiais nobres sugerem elegantemente artigos de uso pessoal em trabalhos de joalheria e artesanato refinado. Frascos podem ser inspirar em formas de perfume mais rebuscados ou com linhas simplificadas, sem perder o detalhe de preciosismo.

Atualizados em uma veia moderna e inovadora, clássicos de luxo podem ser uma fonte maravilhosa de inspiração e expressão, ao mesmo tempo em que fornecem referências duradouras e tranquilizadoras. Aproveite esta tendências para levar qualidade e tradição para a beleza do futuro!

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Legado Moderno first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/foco-de-mercado-turquia-oriente-medio/legado-moderno/feed/ 0 20814
“Crédito de carbono é opção, mas não pode ser a única”, diz head de sustentabilidade da L’Occitane au Bresil https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/credito-de-carbono-e-opcao-mas-nao-pode-ser-a-unica-diz-head-de-sustentabilidade-da-loccitane-au-bresil/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/credito-de-carbono-e-opcao-mas-nao-pode-ser-a-unica-diz-head-de-sustentabilidade-da-loccitane-au-bresil/#respond Tue, 19 Sep 2023 02:26:22 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=20811 O termo economia regenerativa tem transformado os processos operacionais de indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Trata-se de um conjunto de estratégias desenvolvidas para minimizar os impactos ambientais, como o apoio ao trabalho de uma comunidade de produtores para a preservação de um ingrediente natural e a destinação de embalagens para reaproveitamento em […]

The post “Crédito de carbono é opção, mas não pode ser a única”, diz head de sustentabilidade da L’Occitane au Bresil first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

O termo economia regenerativa tem transformado os processos operacionais de indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Trata-se de um conjunto de estratégias desenvolvidas para minimizar os impactos ambientais, como o apoio ao trabalho de uma comunidade de produtores para a preservação de um ingrediente natural e a destinação de embalagens para reaproveitamento em procedimentos de logística reversa, só para destacar alguns exemplos de iniciativas.

 

É fato que essas ações integram as políticas de ESG aplicadas nas empresas e têm como foco ampliar ações socioambientais que atendam às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), as ODS, conjunto de compromissos para tornar o mundo mais inclusivo e sustentável.

 

Neste sentido, o setor de cosméticos tem sido um dos que têm promovido uma série de iniciativas. Para conhecer algumas delas, a in-cosmetics Connect conversou com Paula Bonazzi Cremonezzi, gerente executiva de sustentabilidade da L’Occitane au Bresil.

 

Na entrevista, a gestora comenta sobre os desafios da economia regenerativa, o trabalho da multinacional no país e também traz algumas percepções do setor. Confira:

 

Perguntas:

 

in-cosmetics Latin America (incoslatam) – Como a economia regenerativa está transformando o mercado de cosméticos? Quais têm sido os principais desafios para as empresas desenvolverem um sistema operacional que tem como base princípios de economia regenerativa?

 

Paula Bonazzi Cremonezzi (PBC) – Muito tem sido falado nas empresas sobre economia regenerativa, o ESG também tem ganhado espaço e reforçado essa questão. Isso envolve trabalhar em prol do meio ambiente, valorizando os impactos positivos e reduzindo ao máximo as ações que, de alguma forma, são prejudiciais.

 

Apesar do tema ser abordado há algum tempo, o assunto tem trazido novidades e ganhado maior evidência. Para muitas pessoas ainda é algo novo, mas é fato que exige mudanças de paradigmas. Por isso, um dos desafios envolve a transformação cultural nas empresas, para que todos os envolvidos na cadeia produtiva (colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes) caminhem na mesma direção. Outro é medir, acompanhar e avaliar o impacto das atividades operacionais desenvolvidas.

 

É muito fácil falar que a empresa faz economia regenerativa, mas o que significa, o que tem sido feito, como a gente mede os impactos das operações são apenas alguns dos desafios. Precisamos atuar no planeta para que consigamos continuar vivendo nele.

 

incoslatamDe que forma a L’Occitane Brasil tem atuado considerando todos os processos operacionais como pesquisa, desenvolvimento, comercialização de produtos e relacionamento?

 

PBC – Quando começamos a desenvolver um novo produto, nosso time de pesquisa e desenvolvimento (P&D) faz estudos na natureza, nos biomas em que atua, que envolvem a análise de ingredientes que tenham potencial de eficácia para os tratamentos que a empresa propõe, considerando e avaliando sempre os impactos positivos.

 

Acabamos de lançar uma coleção, com base em um ingrediente muito utilizado no sertão da Bahia, mas que em outros lugares poucos conhecem: o licuri. O ativo sofria com o desmatamento porque não tinha valor econômico. A L’Occitane descobriu, então, que o óleo de Licuri tem benefícios muito hidratantes para a pele e desenvolveu a linha de produtos, o que protege a espécie, gera valor e estimula os produtores a atuarem na conservação, mantendo as árvores de licuri na região.

 

Este é um dos exemplos que envolve a pesquisa de um novo ativo e o desenvolvimento do produto. A nossa fábrica também tem energia solar, mais de 50% das entregas são feitas com caminhões elétricos; e nas lojas contamos com um programa de coleta de embalagens para fazer a logística reversa. Temos ações que passam por todos os pilares, desde o início, a produção, a entrega, a loja e estamos sempre olhando como podemos reduzir ainda mais o impacto no planeta.

 

incoslatam – A empresa tem como “lema” “França na essência. Brasil por natureza”. Como o uso de ingredientes naturais na composição passa pelo pilar da economia regenerativa?

 

PBC – Temos um engenheiro florestal que está sempre em campo. Ele visita os produtores que trabalham com a empresa, buscando melhorar não só a produtividade deles, mas também o impacto nas regiões, em âmbitos social e ambiental. Além disso, temos um trabalho filantrópico, em que desenvolvemos agroflorestas na caatinga, no sertão da Bahia, e que beneficia algumas famílias. São sistemas de plantio com bastante diversidade de espécies, que melhoram a qualidade do solo, do clima e geram renda, porque parte dos alimentos produzidos e não consumidos podem ser comercializados.

 

Outro exemplo, assim como o licuri, temos o óleo de Patauá, que fomos buscar na Amazônia e fizemos uma casa de óleos na região. Temos diversas iniciativas. E o trabalho com os produtores tem sido positivo para a conservação das espécies e a valorização das riquezas do Brasil, que tem tanta biodiversidade. É algo que fortalece a preservação.

 

Temos também, no desenvolvimento das nossas fórmulas, a priorização de ingredientes naturais. Elas possuem acima de 80% de naturalidade. É um guide muito valorizado nos nossos produtos.  Trata-se de uma diretriz global da L’Occitane in Provence, que fortalece esse pilar no grupo, mas eu diria que no Brasil temos um direcional e um princípio muito destacado dessa naturalidade.

 

incoslatam – O mercado brasileiro está entre os principais consumidores de cosméticos mundiais com faturamento de US$ 26 bilhões no ano passado. Isso também tem se refletido na preocupação de consumidores com iniciativas limpas e sustentáveis e resultados transparentes? 

 

PBC – É uma tendência e as pesquisas têm apontado que os consumidores deverão valorizar marcas que tenham essas iniciativas. Ainda é algo bastante nichado. No Brasil, eu diria que quando vamos analisar a maioria da população, o poder aquisitivo não permite, muitas vezes, escolher entre uma marca e outra pelo fato de ser sustentável. No país, a escolha é feita pelo o que é possível pagar por um produto.

 

Então é uma tendência específica de alguns grupos de consumidores. Na minha opinião, ainda temos um longo caminho pela frente.

 

Outro ponto, na Europa, por exemplo, alguns dos mesmos produtos encontrados no Brasil atendem pilares de sustentabilidade e possuem certificações.  O que não acontece por aqui. Com isso, quando comparamos o consumo, há uma grande diferença na quantidade de pessoas que estão escolhendo marcas por esse motivo.

 

incoslatam – O país pode ser um dos protagonistas no desenvolvimento de iniciativas para a economia regenerativa por meio das indústrias do setor? De que forma?

 

PBC – Eu acho que pode e tem muito espaço para isso. Assim como na pergunta anterior, temos um longo caminho pela frente, principalmente de regulamentações, legislação. Cito novamente o exemplo do continente europeu, com muita legislação com relação às mudanças climáticas, resíduos, plásticos e aqui, não avançamos tanto nesse sentido. E não apenas em criar uma legislação, mas também em fiscalizar, monitorar e cobrar iniciativas.

 

Apesar de sermos uma potência muito grande no assunto, com a biodiversidade que temos, ainda falta um reforço desses outros pilares na sociedade, que são necessários para que, de fato, o país possa se tornar referência no assunto.

 

incoslatam Pesquisas sobre perfil de consumo mostram que as pessoas estão mais preocupadas com a procedência dos produtos que consomem e em como é a atuação da empresa, considerando as ações socioambientais desenvolvidas. Esse comportamento tem trazido novos desafios para pesquisadores e formuladores? Em que sentido?

 

PBC – Acredito que sim, há um olhar para ações de economia regenerativa porque é algo em que os consumidores estão atentos. Até, se compararmos o mercado de HPPC com os de outros produtos, outros bens de consumo, verificamos que o de cosméticos é um que tem bastante pressão por parte dos consumidores por ingredientes de origem natural. Então, o setor, na minha opinião, tende a estar mais à frente neste assunto.

 

incoslatam – A compra de crédito de carbono tem surgido como uma possibilidade de minimizar os impactos ambientais. Quais outras ações podem ser citadas considerando o desenvolvimento e a preservação socioambientais?

 

PBC – Eu diria que a compra de crédito de carbono não é suficiente para minimizarmos os impactos que temos no planeta. Hoje, se todas as empresas decidirem comprar crédito de carbono, não teremos espaço suficiente no planeta para plantar árvores. O processo vai muito além disso.

 

Precisamos que as empresas, de fato, se preocupem em reduzir o impacto negativo nas suas operações e estruturas. Como mencionei, temos implementado painéis solares, caminhões elétricos, medido o consumo de água e energia. Outras ações como reformular as composições de produtos, reduzir a quantidade de plásticos nas embalagens também são aplicadas. Ou seja, há muitas iniciativas que precisam ser feitas antes de começar a comprar crédito de carbono. Trata-se de uma opção, mas não pode ser a única, quando falamos em economia regenerativa.

 

incosla – Para onde caminha a indústria de cosméticos? Qual deverá ser a tendência para os próximos anos?

 

PBC – Tenho visto algumas pesquisas de tendência e elas têm evidenciado que a nova geração está muito preocupada com as mudanças climáticas. Isso mostra que as pessoas devem, cada vez mais, buscar empresas que estão atentas, falando sobre o assunto e desenvolvendo ações. A redução do plástico também é um tema em alta. O mercado já aponta algumas tendências, como cosméticos zero plástico ou até cosméticos sem uso de água, que a gente chama de waterless, por exemplo. 

 

 

Com o tema “Ciência e Sustentabilidade”, a in-cosmetics Latin América abriu as portas para profissionais do setor de beleza e cuidados pessoais nos dias 28 e 29 de setembro, no Expo Center Norte (SP). No evento, foi possível conferir uma série de lançamentos, produtos e palestras envolvendo compromissos socioambientais.

The post “Crédito de carbono é opção, mas não pode ser a única”, diz head de sustentabilidade da L’Occitane au Bresil first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/credito-de-carbono-e-opcao-mas-nao-pode-ser-a-unica-diz-head-de-sustentabilidade-da-loccitane-au-bresil/feed/ 0 20811