WGSN | in-cosmetics Connect https://connect.in-cosmetics.com The in-cosmetics Group is the meeting point and learning hub for the personal care development community worldwide Thu, 20 Jul 2023 12:06:39 +0000 pt-BR hourly 1 https://connect.in-cosmetics.com/wp-content/uploads/2020/05/cropped-INCOS-Group_60x60_Logo-32x32.png WGSN | in-cosmetics Connect https://connect.in-cosmetics.com 32 32 120263668 Inovação rumo a um futuro sustentável https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/inovacao-rumo-a-um-futuro-sustentavel/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/inovacao-rumo-a-um-futuro-sustentavel/#respond Wed, 10 Nov 2021 17:33:21 +0000 http://ec2-52-48-9-53.eu-west-1.compute.amazonaws.com/?p=15909 No dia 03/11, a WGSN foi convidada para participar da nova iniciativa do grupo in-cosmetics, o Focus Collab. Como parceiro oficial de tendências, fomos convidados para fomentar a discussão de um renomado grupo de empresários nacionais sobre os desafios da indústria da beleza no Brasil e no mundo. Em uma parceria exclusiva com a in-cosmetics Latin […]

The post Inovação rumo a um futuro sustentável first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

No dia 03/11, a WGSN foi convidada para participar da nova iniciativa do grupo in-cosmetics, o Focus Collab. Como parceiro oficial de tendências, fomos convidados para fomentar a discussão de um renomado grupo de empresários nacionais sobre os desafios da indústria da beleza no Brasil e no mundo. Em uma parceria exclusiva com a in-cosmetics Latin America, realizamos o pré lançamento do nosso mais novo white paper que foi utilizado como fonte de informação para o debate.

Recentemente, a WGSN lançou um estudo global, abordando um assunto que parece datado, mas se torna cada vez mais importante para o futuro dos negócios: a sustentabilidade. O White Paper “Criar melhor: Inovação rumo a um futuro sustentável”, começa trazendo os 3 perfis de consumidores que estão liderando as conversas e cobranças a respeito de sustentabilidade para as marcas conhecerem e começarem a interagir desde já.

Os consumidores estão esperando mudanças das empresas, e muitos estão dispostos a participar ativamente na construção de um mundo melhor junto com as marcas que escolherem. De acordo com um relatório de 2020 do IBM Institute for Business Value, seis em cada 10 consumidores estão prontos para mudar seu comportamento de compra para minimizar sua pegada ambiental. Os dados ainda sugerem que isso se intensificou durante a pandemia.

Os perfis de consumidores mencionados acima são:

jovens voluntarios

1. Sustentabilidade democrática: o consumidor orientado por valores

Para este grupo, as expectativas de sustentabilidade estarão centradas na acessibilidade e escalabilidade. As empresas precisarão agir por meio de modelos e estratégias que democratizem o acesso à educação e estilos de vida sustentáveis.

2. Sustentabilidade ativa: o consumidor orientado por propósito

Esses consumidores estão canalizando seus receios em relação à emergência climática em esperança e ação, voluntariamente adotando novos comportamentos a fim de reduzir sua pegada ecológica. As empresas precisarão colaborar com esses defensores da sustentabilidade, comunidades e indivíduos para lidar com a emergência climática coletivamente.

3. Sustentabilidade terceirizada: o consumidor desengajado

Impulsionado por um sentimento de desconfiança nas instituições e pela desinformação, esta grupo rejeita a responsabilidade de minimizar o impacto ambiental pessoal por meio de novos comportamentos. Em vez disso, eles colocam suas expectativas nas empresas para intervir e liderar a transformação ambiental.

O entendimento desses perfis de forma profunda pode ajudar as marcas a inovarem da maneira correta, olhando para as expectativas impostas por seus clientes.

Outro destaque do estudo fala sobre as estratégias de sustentabilidade por parte das marcas de beleza. São elas:

Beleza biotecnológica

A importância da preservação da natureza aumentou com a pandemia, com a Covid-19 demonstrando o tênue equilíbrio entre as pessoas e o planeta. Os consumidores agora procuram ingredientes de beleza que sejam idênticos aos naturais, sem serem retirados diretamente da própria natureza, mitigando os temores em torno dos riscos de perda de biodiversidade e futuros vírus zoonóticos. Esses ingredientes emergentes atendem a uma série de preocupações crescentes do consumidor, oferecendo garantias de que o ingrediente atende aos requisitos de saúde e segurança graças à sua abordagem baseada na ciência, ao mesmo tempo que atrai consumidores de beleza conscientes que buscam reduzir seu impacto.

Beleza sem água

O suprimento mundial de água potável está acabando. A ONU prevê que até 2025, dois terços da população do planeta viverá em condições de escassez de água.

A crise hídrica representará uma série de problemas para as marcas de beleza, tanto em seus processos de fabricação quanto para os consumidores, ao usarem seus produtos. A crescente conscientização sobre a qualidade e a escassez da água está inspirando a demanda por produtos que usam menos água em sua composição e em seu modo de uso, enquanto as cadeias de abastecimento transparentes precisarão demonstrar que a água é tratada com respeito ao longo da produção. Produtos secos ou sólidos representam o futuro da beleza sem água.

Reciclagem decodificada

A quarentena aumentou a consciência do consumidor sobre o lixo, com demandas por uma reciclagem mais conveniente vindo à tona. Em particular, os consumidores desenganados, como falado anteriormente, esperam que as empresas façam as alterações necessárias em suas embalagens, permitindo-lhes viver de forma mais sustentável com facilidade.

De acordo com uma recente pesquisa global da Hi-Cone, 80% das pessoas que não reciclam todo o seu plástico o fariam se tivessem mais orientação.

Para isso, uma forma de garantir maior facilidade de reciclagem é por meio dos monomateriais. Embalagens contendo vários materiais, seja na forma de componentes, como pumps e tampas, ou “camadas” de diferentes materiais que não podem ser reciclados de forma eficaz, estão sendo eliminados. A simplicidade é vital. Fazer um produto em um único material automaticamente facilita a reciclagem por parte do consumidor, evitando a necessidade de desmontar e separar as partes da embalagem para garantir uma reciclagem eficiente.

Como um previsor de mudanças e tendências, a WGSN orienta nossos clientes a ajustarem sua estratégia em meio a este cenário em constante mudança, fornecendo uma visão especializada do consumidor. De refilagem de embalagens a móveis e roupas feitos de micélio, mostramos como as preocupações com as mudanças climáticas estão impulsionando a inovação e criando oportunidades que atendem às necessidades do consumidor de uma forma mais sustentável.

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!


Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Inovação rumo a um futuro sustentável first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/inovacao-rumo-a-um-futuro-sustentavel/feed/ 0 15909
O futuro das fragrâncias de luxo https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/o-futuro-das-fragrancias-de-luxo/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/o-futuro-das-fragrancias-de-luxo/#respond Tue, 19 Oct 2021 12:32:00 +0000 http://ec2-52-48-9-53.eu-west-1.compute.amazonaws.com/?p=15593 O mercado de perfumes passará por grandes mudanças no pós-pandemia, redefinindo o futuro das fragrâncias de luxo como fragrâncias inspiradas em alimentos, aromas que funcionam no mundo digital e a valorização dos perfumistas. As fragrâncias devem se tornar mais funcionais e propositais, unindo bem-estar, higiene e emoção. O Global Lifestyle Tracker de 2020 da IFF […]

The post O futuro das fragrâncias de luxo first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

O mercado de perfumes passará por grandes mudanças no pós-pandemia, redefinindo o futuro das fragrâncias de luxo como fragrâncias inspiradas em alimentos, aromas que funcionam no mundo digital e a valorização dos perfumistas.

As fragrâncias devem se tornar mais funcionais e propositais, unindo bem-estar, higiene e emoção.

O Global Lifestyle Tracker de 2020 da IFF revelou que 54% das pessoas usam perfume em casa e não apenas para sair, o que prova que os aromas são parte cada vez mais importante dos rituais de autocuidado.

Fragrâncias transcendentais: perfumando o cenário digital

De jogos com cheiros a sessões de aromaterapia virtuais, o mundo digital usará fragrâncias para estabelecer uma conexão mais emotiva com a tecnologia. Novos métodos de difusão digital permitirão que o público perfume seu ambiente virtual, e as marcas devem estar atentas a essas inovações.

A Euromonitor prevê que o e-commerce apresentará uma taxa de crescimento CAGR de 9% ao fim do período entre 2020 e 2025. Já que o engajamento com marcas de perfume e a venda de fragrâncias migraram para o mundo digital, empresas do setor devem se atualizar e dominar esse espaço.

A questão não se limita apenas à venda online: a Euromonitor descobriu que 46% das pessoas entrevistadas valorizam experiências virtuais, em particular o atendimento 24 horas. Isso mostra que marcas devem elaborar uma estratégia de experiências digitais que ofereçam a seu público a oportunidade de descobrir novas fragrâncias online.

O que vem por aí? Os cenários olfativos virtuais estão se tornando cada vez mais importantes – neles, aromas são usados para otimizar performances ou oferecer apoio emocional. Segundo uma pesquisa publicada recentemente pela Ericsson, 56% das pessoas entrevistadas esperam que todos os filmes tenham cheiros até 2030, com 47% delas acreditando que, no mesmo período, aromas digitais estarão disponíveis para uso comercial.

Perfumaria aprimorada

Perfumistas se tornarão parte central do desenvolvimento de novos produtos, criando fragrâncias que, além de terem histórias e inspirações mais pessoais, irão educar o público consumidor. Esse novo apreço pela arte da perfumaria cresce à medida que o público compreende a relação dela com outras disciplinas.

Cresce a curiosidade e o interesse por ingredientes de perfumaria, com cursos, workshops e personalização se tornando grandes propulsores de vendas. Na esteira dessa tendência, nasce também um interesse por perfumistas e seu ofício.

Para marcas de perfume que buscam novas formas de engajar seu público no ambiente digital, usar a figura do perfumista para explicar qual foi a inspiração por trás de um produto pode ser uma forma de criar uma relação mais humana entre cliente e criador.

O que vem por aí? A perfumaria se revelou uma grande aliada da educação, como comprovado por escolas que usam o olfato no processo de aprendizado. Natalia Kucirkova, especialista em educação atuante na Noruega e no Reino Unido, criou livros olfativos com mecanismos ‘raspe e cheire’ que permitem que estudantes conectem odores a novas palavras. O uso dos cheiros como ferramenta de aprendizado irá fortalecer a conexão de jovens consumidores com fragrâncias, enfatizando sua importância.

À medida que o público compreender a importância das fragrâncias, ele buscará marcas que mostrem mais do processo de produção de cada perfume ou até mesmo da história por trás de sua criação, fazendo assim escolhas mais personalizadas.

A importância dos aromas em diferentes áreas de nossa vida, da educação até nosso estilo pessoal, deve ser incorporada à história e à comunicação de marca.

Novos ingredientes naturais

A bioquímica irá mudar a forma como a perfumaria vê o uso de ingredientes naturais e sustentáveis, e os ingredientes ‘naturais’ cultivados em laboratório darão origem a novos e inovadores perfis olfativos. Ingredientes reutilizados também ganham força.

A demanda por produtos naturais continuará a crescer, mas com a conscientização acerca de ingredientes virá também a noção de que ativos cultivados de forma natural nem sempre são a opção mais sustentável. A exploração desenfreada de plantas ameaçadas de extinção e cadeias de fornecimento instáveis são exemplos dos danos ambientais causados pelo cultivo de ingredientes naturais.

Ao longo dos lockdowns de 2020, a plataforma de buscas e análise de dados com inteligência artificial Revuze registrou um aumento de 60% nas menções a perfumes sustentáveis, naturais e orgânicos.

O que vem por aí? A cada dia, a biotecnologia cria novos ingredientes cultivados em laboratório a partir de leveduras, bactérias e plantas, oferecendo, assim, alternativas naturais e altamente sustentáveis. A biotecnologia branca – que usa enzimas e microorganismos, baixas temperaturas e catalisadores e solventes não-poluentes – oferece ao mercado de fragrâncias a chance de adotar práticas sustentáveis e inovadoras.

Conduzido pela Firmenich, o estudo Conscious Consumer apontou que 71% dos consumidores consideram produtos naturais ou ecológicos importantes ou muito importantes.

Inspiração culinária: alimentos e perfumaria

Perfumistas buscarão parcerias com empresas do mercado alimentício em busca de novos ingredientes e inspiração. Enquanto isso, alguns ingredientes essenciais ganham popularidade em ambos setores.

A conexão entre nosso paladar e olfato recebeu mais atenção durante a pandemia, momento em que muitos infectados pelo Covid-19 perderam ambos sentidos temporariamente. Como mencionado em nossa matéria sobre novas inspirações de perfis de perfume, ingredientes vegetais e alimentos estão ganhando força na perfumaria, crescimento que reflete, em parte, o interesse pelo cultivo de alimentos e por práticas culinárias artesanais. O espaço onde o público entra em contato com novas fragrâncias também se expandiu: hoje, marcas de perfumaria atingem seu público através de seus sites, colaborações com redes sociais e varejo localizado. Visto que os perfumistas estão usando ingredientes comestíveis, a viticultura e a culinária para se aproximar dos interesses do público consumidor, é preciso se preparar para uma revolução no desenvolvimento de novos perfis de perfume e nas estratégias de branding tradicionais.

O que vem por aí? A convergência entre perfumaria e culinária permite que marcas e perfumistas apresentem esses dois sentidos, tão fortemente conectados, de uma nova forma.

Conforme a indústria de fragrâncias aposenta estratégias de marketing baseadas em estereótipos de gênero, será preciso criar perfis olfativos mais inclusivos e acessíveis. Plantações, hortas e viveiros são um prato cheio para novas notas olfativas, enquanto a confeitaria caseira e a cozinha doméstica abrem as portas para um novo tipo de storytelling no segmento de perfumaria.

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!


Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post O futuro das fragrâncias de luxo first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/o-futuro-das-fragrancias-de-luxo/feed/ 0 15593
Haircare 2023: naturalmente holístico, multifuncional e criativo https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/haircare-2023-naturalmente-holistico-multifuncional-e-criativo/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/haircare-2023-naturalmente-holistico-multifuncional-e-criativo/#respond Thu, 29 Jul 2021 14:22:46 +0000 http://ec2-52-48-9-53.eu-west-1.compute.amazonaws.com/?p=15289 O movimento natural do cabelo está crescendo e essa onda do cabelo natural foi acentuada por comportamentos normalizados durante a pandemia. A falta de acesso a salões de beleza, além do aumento do interesse pelo bem-estar geral, tem levado muitos consumidores a prestar mais atenção à saúde do cabelo e ao bem-estar geral. Optando por […]

The post Haircare 2023: naturalmente holístico, multifuncional e criativo first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

O movimento natural do cabelo está crescendo e essa onda do cabelo natural foi acentuada por comportamentos normalizados durante a pandemia. A falta de acesso a salões de beleza, além do aumento do interesse pelo bem-estar geral, tem levado muitos consumidores a prestar mais atenção à saúde do cabelo e ao bem-estar geral. Optando por penteados naturais, seus produtos e rituais dão suporte a uma mudança de atitude que é ampla, conectada ao estilo de vida.

Assim, espera-se que o tamanho do mercado global de produtos para cuidados com os cabelos naturais, já avaliado em US $ 8,74 bilhões em 2019, deve crescer a um CAGR de 4,7% de 2020 a 2027.

Com os consumidores adotando um regime de cuidados com os cabelos mais simples, muitos estão procurando produtos polivalentes em vez de um regime elaborado. Por isso, um dos principais direcionamentos para cabelos será inovar com produtos multifuncionais. Em vez de criar novas formulações do zero, as marcas devem explorar diferentes maneiras de usar um produto, tornando-os itens vencedores no ponto de venda.

Color Wow - Multiuso
Color Wow – Multiuso

Outro caminho interessante é associar à entrega de multifuncionalidade o cuidado com o bem-estar, promovendo tratamentos naturais holísticos e navegando em categorias complementares às tradicionais de haircare. Alguns exemplos disso são a marca  Ouai, que lançou suplementos orais que trabalham em conjunto com seus produtos para o cabelo e couro cabeludo em uma tentativa de ajudar a alcançar a saúde do cabelo de dentro para fora.

Já a Act + Acre lançou uma nova linha focada no couro cabeludo, com o slogan “Trate seu cabelo como você trata sua pele”. A linha inclui três produtos, um pré-tratamento de desintoxicação do couro cabeludo, um limpador sem sulfato e um condicionador, todos desenvolvidos para serem suaves e eficazes. A estratégia da marca é posicionar o cuidado com os cabelos dentro da categoria mais ampla de estilo de vida e de bem-estar.

Acte + Acre
Acte + Acre

Além disso, para 2023 prevemos que os consumidores irão explorar seus cabelos como uma forma ainda mais importante de auto-expressão. Na prática, irão apostar em cores otimistas e texturas lúdicas, com padrões e efeitos diversos, permitindo que a criatividade seja levada ao extremo. Isso porque  a cor  se tornará um símbolo de otimismo e equilíbrio em 2023, refletindo os múltiplos estados emocionais dos consumidores. Isso irá impactar haircare como um todo, mas principalmente a categoria de coloração.

Aliado à pauta de bem-estar, à medida que a cura se torna um hábito, as pessoas irão procurar cores que apoiem sua saúde física e mental. Texturas que estimulam os sentidos, promovem alegria e escapismo terão apelo mainstream. Investir em ferramentas e novos formatos de cores, incluindo tintas para cabelo, giz para cabelo e formatos em spray, estêncil e pincéis serão essenciais para ser bem-sucedido no segmento de coloração. E no contexto dos tratamentos naturais, opte por pigmentos à base de plantas e tecnologias de baixo impacto e ecologicamente corretas que requerem menos água e energia no processo de produção. Destaque isso para seus clientes com clareza e mostre a eles as etapas que você está realizando para reduzir o impacto das cores que usa, como um diferencial do produto.


Quer saber em detalhes sobre quais cores estarão em alta até 2023? Dá uma olhada na Previsão de cores para 2023 da WGSN.

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!


Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Haircare 2023: naturalmente holístico, multifuncional e criativo first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/haircare-2023-naturalmente-holistico-multifuncional-e-criativo/feed/ 0 15289
Previsão de cores para 2023 https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/previsao-de-cores-para-2023/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/previsao-de-cores-para-2023/#respond Tue, 01 Jun 2021 10:31:19 +0000 http://ec2-52-48-9-53.eu-west-1.compute.amazonaws.com/?p=14816 A previsão da WGSN para as cores da beleza em 2023 reflete um novo senso de otimismo e esperança pós- pandemia que pede tons vibrantes, ao mesmo tempo que ressurge um interesse em ingredientes naturais e pigmentos orgânicos. Nossas cores se conectam a um mundo que ainda está despertando e se ajustando após um longo […]

The post Previsão de cores para 2023 first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

A previsão da WGSN para as cores da beleza em 2023 reflete um novo senso de otimismo e esperança pós- pandemia que pede tons vibrantes, ao mesmo tempo que ressurge um interesse em ingredientes naturais e pigmentos orgânicos.

Nossas cores se conectam a um mundo que ainda está despertando e se ajustando após um longo período de restrições e incertezas. Ainda em 2023 os consumidores terão que administrar vários estados emocionais e as cores que escolherem refletirão isso. À medida que as pessoas se encontram, as cores vão conectá-las a sentimentos de otimismo e esperança, mas também estabilidade e equilíbrio. Esperamos que os rituais de bem-estar e autocuidado promovam cores que proporcionem uma sensação restauradora, apoiando a saúde física e mental.

As cores orgânicas ganharão importância à medida que uma parcela de consumidores abraça o romantismo da reconexão com a natureza e será atraído por tons naturais e saudáveis. Eles buscarão fontes circulares e de baixo impacto de cores derivadas de plantas e resíduos de alimentos. Por outro lado, tons saturados retornarão, alinhando-se com um clima de esperança e otimismo. O metaverso expandirá os mundos virtuais, permitindo novas formas de auto-expressão, e a cor terá um papel central aqui. Espere tons que são transformadores, causando um impacto nas telas e na vida real. Reunimos aqui algumas paletas que serão destaque e como aplicá-las nos produtos de beleza e skincare:

paleta de cores

Digital Lavender e Jacaranda Flower ocupam o centro da paleta de tons pastéis contemporâneos. Esses tons pastéis românticos são essenciais para todas as categorias de cosméticos coloridos e também podem ser usados para tingir o cabelo e as sobrancelhas.

Combine as cores-chave Tranquil Blue e Digital Lavender com os tons naturais Green Fig, Wild Rose e Yellow Freesia. Além de usá-las em cosméticos e produtos para cabelos, use-as também em produtos de skincare e suplementos de beleza, destacando seu lado saudável.

Independentemente da escolha da paleta, seja responsável no uso de cores, equilibrando longevidade e inovação. Repita as cores das temporadas anteriores e selecione novos tons de meia-estação. Conecte-se às emoções do seu público consumidor, selecionando cores que refletem suas atitudes e comportamentos. Tons vibrantes serão essenciais à medida que as pessoas recuperam o otimismo, mas cores calmas e relaxantes também seguirão relevantes em tempos tumultuados. E, sempre que possível, use pigmentos naturais e tecnologias de baixo impacto ambiental que utilizam menos água e energia. Seja transparente e informe seus consumidores sobre suas atitudes para minimizar o impacto ambiental das cores utilizadas em seus produtos.


No artigo anterior, a WGSN destacou cinco áreas que vão impulsionar o desenvolvimento de produtos para as empresas de beleza nos próximos anos, então aproveite para se atualizar com “Os cinco propulsores para o mercado de beleza”.

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023 em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!


Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Previsão de cores para 2023 first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/previsao-de-cores-para-2023/feed/ 0 14816
Os cinco propulsores para o mercado de beleza https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/os-cinco-propulsores-para-o-mercado-de-beleza/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/os-cinco-propulsores-para-o-mercado-de-beleza/#respond Fri, 09 Apr 2021 09:38:52 +0000 http://ec2-52-48-9-53.eu-west-1.compute.amazonaws.com/?p=14156 Após a pandemia, as rotinas e os produtos de beleza serão reformulados com um foco maior na saúde, na ciência, na sustentabilidade e na justiça social. O modo como nos sentimos terá impacto direto em nossos hábitos de consumo. As empresas terão que investir em mudanças estratégicas e sistêmicas, diversificando suas linhas de produto e se […]

The post Os cinco propulsores para o mercado de beleza first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Após a pandemia, as rotinas e os produtos de beleza serão reformulados com um foco maior na saúde, na ciência, na sustentabilidade e na justiça social. O modo como nos sentimos terá impacto direto em nossos hábitos de consumo. As empresas terão que investir em mudanças estratégicas e sistêmicas, diversificando suas linhas de produto e se lançando em novos mercados.

A WGSN destacou cinco áreas que vão impulsionar o desenvolvimento de produtos para as empresas de beleza nos próximos anos:

Impulsione o progresso: a transparência é inegociável e trouxe como urgência a necessidade de mudanças inclusivas, éticas e sustentáveis, promovendo a demanda por produtos proativos e práticas de negócios que melhoram o mundo. Os produtos precisam ajudar a curar o planeta e serão criados por processos que impulsionam a biodiversidade e não deixam nenhuma pegada negativa. A marca que não tiver uma participação positiva não vai ter participação nenhuma, já que os consumidores de beleza querem investir em produtos que atendem às suas necessidades e a necessidade dos outros. Se posicionar sem pensar somente no lucro vai fazer as marcas liderarem as tão necessárias mudanças radicais. Agora é o momento das transformações progressivas. As marcas devem se posicionar para ajudar a humanidade e essas serão as novas líderes, definindo um padrão para a responsabilidade da indústria em relação ao seu impacto no mundo.

priorize simplicidade

Abrace a simplicidade: os produtos duradouros, reutilizáveis e circulares vão ganhar importância conforme os consumidores buscam economizar custos e reduzir o desperdício, eles irão reavaliar suas prioridades e necessidades e a simplicidade será adotada como uma qualidade de vida. As marcas devem pensar em estratégias para agradar essa mentalidade e será necessário desenvolver produtos que possam ser feitos e usados de maneira eficiente possibilitando a auto-suficiência, se alinhando aos valores básicos e interesses dos consumidores. Os produtos com resultados comprovados serão a nova medida do valor do dinheiro, independente do preço na etiqueta. Já os produtos que permitem o consumo responsável terão alta demanda. 

Domínio do bem-estar: com o bem-estar agora sendo o foco das prioridades do consumidor, as marcas devem explorar soluções high-tech e simples que reagem ao humor e melhoram o bem-estar. Com as ferramentas tecnológicas de rastreamento monitorando o humor além do condicionamento e da atividade física, as pessoas vão procurar produtos, atividades e ambientes que as ajudem a regular melhor e controlar o seu humor para o seu próprio bem. As marcas de beleza vão precisar se comportar como as marcas de saúde e bem-estar, desenvolvendo produtos e tratamentos que reforcem o bem-estar mental e físico e se unir em torno da ideia que beleza e saúde andam de mãos dadas. O estresse é uma das maiores causas do envelhecimento e dos problemas de pele e a chamada “beleza feliz” vai fazer com que produtos híbridos apareçam para combater o estresse e melhorar o humor.

Aceitação tecnológica: o design digitalizado vai se tornar algo normal, abrindo novos canais de varejo e aumentando a importância da customização e do design flexível. Isso vai resultar em uma nova vontade de abraçar alternativas eficientes aos ingredientes, materiais e soluções de produtos que precisam de bastante recurso. O relacionamento positivo que os consumidores de beleza criaram com a tecnologia durante a pandemia vai continuar existindo nos próximos anos e anuncia uma nova era de inovações inspiradoras e fatos marcantes para a beleza. Os ingredientes cultivados em laboratório vão finalmente ser adotados como alternativas seguras e de eficiência de recurso. Seguindo a aceitação tecnológica dos consumidores em relação aos aparelhos caseiros, novos instrumentos e dispositivos de beleza vão focar na potência, eficácia e sustentabilidade. O produto fresco, feito na hora, será cada vez mais associado à segurança e à higiene que mistura aplicações de dose única sob demanda. Os instrumentos faciais para serem usados em casa serão projetados para fazer os ingredientes entrarem na pele mais profundamente.

Comunidade intencional: novas redes sociais e movidas por valores vão se tornar mais influentes na decisão de compra dos consumidores e as marcas vão precisar implementar novas estratégias para chegar a essas comunidades mais digitais, sociais, locais e baseados em culturas ou valores comuns que resultam em um novo ecossistema de compradores e criadores que fazem parceria e se conectam para realizar trocas. Os produtos e serviços bem sucedidos vão precisar se alinhar propositalmente com os valores dessas redes ou evoluir a partir delas. Para fazer isso com sucesso, as empresas vão precisar incluir esses consumidores e coletivos como co-criadores do discurso da marca e colaboradores do design de produtos. Espera-se que as marcas criem sistemas conscientes na sua cadeia de valor, priorizando as partes interessadas mais do que os acionistas para criar um relacionamento simbiótico que beneficia a todos. A beleza transcultural será a norma, valorizando, homenageando e recompensando todos envolvidos nas suas criações. Presenciaremos uma mudança em direção a marcas que adotam o crowdsourcing e a co-criação, com a indústria trabalhando para a conservação coletiva em vez da preservação individual. As marcas e as cadeias de fornecedores vão valorizar as comunidades que as apoiam, trabalhando com artesãos individuais, designers, fazendeiros e comunidades artesanais para promover a beleza transcultural.

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023 em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!


Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Os cinco propulsores para o mercado de beleza first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/tendencias/os-cinco-propulsores-para-o-mercado-de-beleza/feed/ 0 14156